Pesquisadores acompanham migração de araras para zona urbana de Manaus.

Mudança pode ocorrer por conta da falta de alimentos; espécie pode ser vista no céu da capital.


Pesquisadores apontam que araras começaram a deixar o ambiente natural e migrar para zona urbana de Manaus, desde dezembro do ano passado. A mudança pode ocorrer por conta da busca por alimentos que estariam em falta na floresta ou pela abundância presente na cidade.

O pesquisador Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Mário Cohn aponta que a carência de alimentos pode ser o motivo da migração.

“Em termos gerais, tem a ver com fome. Agora, exatamente, o que tá trazendo as araras pra cá, se é a é uma falta de comida onde elas vivem na natureza ou se é conhecimento de uma abundância nesse momento dentro da cidade, não tem como saber. Inclusive pode ser até a combinação dessas coisas”, afirma o pesquisador.

De acordo com Mário, araras são capazes de memorizar os locais onde se alimentam. elas conseguem lembrar, por exemplo, até mesmo do lugar em que comeram determinado fruto e a época do ano.

Entre os tipos de araras encontrados em Manaus estão: arara kanga, predominantemente na cor vermelha, a arara vermelha e a canindé.

Fonte: G1 Amazonas
Compartilhe no Google Plus

Sobre KJhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário